15 AGO 2023
Etapa municipal do Desafio de Merendeiras é realizada em Rio Verde.
Etapa municipal do Desafio de Merendeiras é realizada em Rio Verde.
Competição é promovida pelo programa Cidade Empreendedora com a proposta de valorizar profissionais que preparam alimentos nas escolas.
No dia 10 de agosto, realizou-se a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras em Rio Verde. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em colaboração com a Prefeitura Municipal através do programa Cidade Empreendedora, tem como propósito valorizar a habilidade e a criatividade das profissionais responsáveis pelas refeições nas escolas municipais. Além disso, busca incentivar a adoção de receitas mais saudáveis que utilizam produtos provenientes da agricultura familiar. O prefeito Réus Fornari esteve presente durante o evento.
No dia 9 de agosto, as profissionais de cozinha participaram de uma oficina preparatória ministrada pelo Chef Paulo. Durante essa capacitação, tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparo de alimentos. Posteriormente, cada profissional apresentou uma receita, e as cinco melhores foram selecionadas. No dia seguinte, os finalistas retornaram à cozinha para preparar os pratos inscritos diante de um comitê julgador, que classificou as receitas em 1º, 2º e 3º lugares.
A receita que se destacou e garantiu o primeiro lugar na etapa municipal foi "Arroz Rio Verde e frango crocante," preparada pela Dona Edinês M. Rossignol, merendeira da Escola Municipal Crescêncio de Abreu. Com essa vitória, ela se qualificou para a etapa estadual da segunda edição do Desafio Estadual das Merendeiras, a ser realizada em Campo Grande ainda neste ano.
O secretário municipal de educação, cultura e esportes, Professor Valter Costa, ressaltou a relevância da iniciativa para capacitar os manipuladores de alimentos e assegurar a qualidade do preparo da merenda escolar. Ele destacou ainda a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.
Abaixo, estão as profissionais finalistas na etapa municipal em Rio Verde de Mato Grosso:
1° lugar: Edinês de Moura Rossignol, que trabalha na Escola Municipal Crescêncio De Abreu, com a receita “Arroz Rio Verde e coxa de frango crocante”.
2° lugar: Ezilda Aparecida de Brito, que trabalha no centro de Educação Infantil Venância Ferreira, com a receita “Arroz Nhecolândia”.
3° lugar: Ana Luíza, que trabalha na Escola Municipal Mariza Ferzelli, com a receita “Macarrão Nhecolândia”.
4° lugar: Marcia Vilela, que trabalha na Escola Municipal José Duailibi, com a receita “Macarrão de abobrinha Corichão”.
5° lugar: Ermemlinda Medeiros, que trabalha na Escola Cívico Militar Aurelino, com a receita “Rocambole Pantaneiro”.
📸 Gabriel Monteiro e Yhgor Chagas
#Prefeitura #RioVerde #Informativo #Sebrae #CidadeEmpreendedora