23 JUN 2022
Ivan de Oliveira representará Rio Verde no desafio Estadual das merendeiras e merendeiros.
Com a proposta de valorizar o trabalho de profissionais da merenda escolar em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS promove a grande final do 1º Desafio Estadual das Merendeiras nesta sexta-feira (24), em Campo Grande.

Rio Verde de Mato Grosso, terá como representante Ivan de Oliveira, servidor municipal na escola Municipal Aurelino Ataide De Brito, que se destacou em Rio Verde, com o prato “Mousseline de Cabotiá”.

A competição envolve participantes de 20 municípios do Estado, integrantes do programa Cidade Empreendedora, que é executado em conjunto com as Prefeituras Municipais, e, sete deles, são da Região Norte de Mato Grosso do Sul. Os profissionais finalistas representam os municípios de Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Para participar da disputa, cada profissional teve criar uma receita com os critérios exigidos pelo edital: não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, além disso, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens produzidos pela agricultura familiar. O prato criado por cada um garantiu o primeiro lugar na etapa municipal realizada nas cidades e, agora, serão apresentados a um novo comitê avaliador na etapa estadual. Serão cinco avaliadores, entre eles, Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, transmitido pela Band; juntamente com chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

A final será realizada em dois momentos: pela manhã, no prédio Senac Turismo e Gastronomia, os participantes preparam as receitas e as apresentam aos jurados. Já a cerimônia de premiação terá início, às 19h, na sede do Sebrae, em Campo Grande, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

Conheça o representante de Rio Verde de Mato Grosso:

Rio Verde de Mato Grosso – Desde os 18 anos atuando na área da gastronomia, Ivan de Oliveira foi quem se destacou em Rio Verde, com o prato “Mousseline de Cabotiá”. Ivan revela que o amor pela culinária começou aos 12 anos de idade, quando a mãe pedia para ele preparar o tempero do feijão. “Desde então, segui aquela paixão de querer ser cozinheiro, fui em busca de todas as áreas que envolviam a culinária, aos 17 anos participei de cursos de padaria, pizzaria e, por fim, a cozinha caipira e industrial”, contou ele, dizendo que a profissão é um dos melhores dons que poderia ter. Para Ivan, o Desafio das Merendeiras foi uma oportunidade de reconhecimento profissional, onde pode apresentar o que faz de melhor. “Tive a ideia de inovar e apresentar a abóbora cabotiá na forma de Mousselini, que nada mais é que um purê mais leve. As crianças adoraram, por ser adocicada e ter uma textura muito delicada”, disse.